Brasileirão alcança 70% dos clubes com CEO; veja lista e entenda função
MatériaMais Notícias
da esoccer bet: Além dos presidentes, técnicos e jogadores, um outro cargo tem ganhado importância dentro dos clubes brasileiros: o Chief Executive Officer (CEO). Em busca de profissionalização, associações civis e clubes-empresas apelaram para a figura também conhecida como diretor executivo ou diretor-geral.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
continua após a publicidadeRelacionadasFinançasVeja quanto custou cada gol de Gabigol pelo Flamengo em 2024Finanças09/07/2024Mercado do EsporteSemis da Euro valem R$ 30 bilhões; veja seleções e jogadores mais carosMercado do Esporte09/07/2024FinançasAlvo do Flamengo, Claudinho recebe salário milionário na Rússia; veja valoresFinanças09/07/2024
da betsson: De acordo com levantamento do Lance! Biz, 14 dos 20 clubes da Série A contam com CEO atualmente, o que representa 70% da elite nacional. Mas, afinal, o que faz o CEO de um clube de futebol na prática? Quais são os times que não contam com um profisisonal neste cargo?
💼 Lista de CEOs da Série A do Brasileirão:
Atlético-GO (SAF) – Adson BatistaAtlético-MG (SAF) – Bruno MuzziBahia (SAF) – Raul AguirreBotafogo (SAF) – Thairo ArrudaBragantino – André RochaCorinthians – Fred Luz Cruzeiro (SAF) – Alexandre MattosFluminense – Roberta FernandesFlamengo – Reinaldo BelottiFortaleza (SAF) – Marcelo PazGrêmio – Márcio Pinto RamosInternacional – Giovane ZanardoPalmeiras – Cristiano KoehlerVasco (SAF) – Carlos Amodeo
Da lista acima, Fred Luz e Carlos Amodeo foram anunciados recentemente por Corinthians e Vasco, respectivamente. Antes diretor de futebol, Alexandre Mattos foi promovido a CEO do Cruzeiro na última semana.
Vale destacar também os casos de Marcelo Paz (Fortaleza) e Adson Batista (Atlético-GO). Ambos eram presidentes dos clubes, mas assumiram como CEO após as associações se transformarem em SAFs.
➡️ Mercado da bola: veja quatro clubes que devem gastar uma fortuna com reforços
continua após a publicidade
👨💼 Clubes da Série A sem CEO no momento:
Athletico-PR*CriciúmaCuiabáJuventudeSão PauloVitória
* O Athletico-PR tinha Alexandre Leitão como CEO até a segunda-feira (8). O executivo saiu após atrito com o presidente Mario Celso Petraglia e não tem substituto definido.
👔 O que faz o CEO em um clube de futebol?
De forma geral, o CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. Ele é o responsável por implementar as estratégias para promover a visão da empresa em todas as áreas. No mundo do futebol, no entanto, há algumas particularidades.
Nos clubes associativos, por exemplo, existe uma relação de subordinação ao presidente, que é eleito para um mandato relativamente curto e representa uma figura mais política. Nestes casos, o CEO administra o dia a dia e toma as decisões estratégicas do clube, mas deve sempre responder ao presidente.
➡️ Botafogo supera rivais e passa a ter 3º elenco mais caro do Brasileirão
Além de planejar e executar, faz parte do trabalho do gestor acompanhar os resultados para promover alterações no clube, se necessário. Diferentemente do presidente, que costuma ser torcedor da equipe, o CEO deve ter mais racionalidade para executar as políticas estratégicas estabelecidas pelo clube.
Para atingir os objetivos, o CEO precisa ter conhecimento sobre todas as outras áreas (finanças, marketing, comercial, futebol) e saber mensurar os resultados dela. Além disso, ele deve ter capacidade de comunicação e saber lidar com a natureza de uma indústria que é totalmente peculiar, como o futebol.
continua após a publicidade
Tudo sobre
BrasileirãoCorinthiansFlamengoOriginalPalmeiras